A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O artigo 26, em seu parágrafo segundo, estabelece o ensino da arte como componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, acrescenta às diretrizes o artigo 26A, tornando obrigatória a temática “História da Cultura Afro-Brasileira”, incluindo como conteúdo “o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil”. No segundo parágrafo, destaca-se especialmente as áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Em sua prática docente, como você traz para sala de aula a arte e a cultura afro brasileira?
Como você dialoga com a cultura tradicinal local de matriz africana?
Quais as questões que este assunto provoca em você?
Vamos fazer uma roda de conversa com a presença de professores de artes visuais, teatro, dança, ensino básico e educadores populares que dançam tanto nas ruas quanto nas escolas.
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