Tema

Imaginação, criatividade e fantasia no processo ensino/aprendizagem

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Dia 25 de outubro

Dia 25 de outubro o encontro do Programa de Formação Continuada pra Professores de Ensino Básico abordará o cruzamento entre arte e cultura afro brasileira, dialogando com as culturas locais tradicionais.

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O artigo 26, em seu parágrafo segundo, estabelece o ensino da arte como componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, acrescenta às diretrizes o artigo 26A, tornando obrigatória a temática “História da Cultura Afro-Brasileira”, incluindo como conteúdo “o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil”. No segundo parágrafo, destaca-se especialmente as áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

Em sua prática docente, como você traz para sala de aula a arte e a cultura afro brasileira?

Como você dialoga com a cultura tradicinal local de matriz africana?

Quais as questões que este assunto provoca em você?

Vamos fazer uma roda de conversa com a presença de professores de artes visuais, teatro, dança, ensino básico e educadores populares que dançam tanto nas ruas quanto nas escolas.

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