Tema

Imaginação, criatividade e fantasia no processo ensino/aprendizagem

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Discurso e Identidade: implicações para o ensino

Em nosso encontro do dia 16 de abril, recebemos o Prof. Dr. Ernesto Sérgio Bertoldo (ILEEL/UFU) que possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1988) , mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) . Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso- Formação de professores.

A temática  desenvolvida  foi "Discurso e Identidade: implicações para o ensino". A palestra teve início às 8h30min  na sala 3Q116 no Campus Santa Mônica.

Confiram os slides da  fala do prof. Dr. Ernesto Sérgio Bertoldo na página  ENCONTROS  deste blog.


Coordenação do  Eixo UM e QUATRO

Um comentário:

Maria das Graças Ramos disse...

Comentário sobre a aula do Prof. Ernesto Bertoldo


Nesta aula foi explicado aspectos muito interessantes sobre relacionamentos sociais, entre os quais homens e homens, mulheres e mulheres, etnias etc. Falou sobre as ações do professor, as que vão dar certo e não acontece o que deseja, pois a falta de interesse dos alunos não aflora. No filme foi mostrado que parece que estamos dando aula para pessoas de vários lugares (países) diferentes, o professor fala e eles não entendem nada.

Na INCLUSÃO ainda há muito para ser feito, pois lugares para eles são tomados como normais (entre aspas).

O professor fez um comentário sobre a EJA com uma professora que se encontrava na sala, que ele não tem como dar aula na EJA, pois não pode dominar o conteúdo, e a professora da EJA não pode dar aula na faculdade, pois ela não domina o conteúdo também, pois isso não se aprende nos livros didáticos. Tem que ter uma preparação. O professor tem que rever isso, se não a educação acaba, pois os alunos estão cada vez mais perdendo o interesse e o entusiasmo na sala de aula, melhor dizendo, eles estão ligados na internet o tempo todo.

Enfim, aprendi que respeitar a cultura de cada um é respeitar a si mesmo.




Maria das Graças Ramos – eixo 4