Tema

Imaginação, criatividade e fantasia no processo ensino/aprendizagem

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Prof. Dr. Benedito Prezia

Conheça Prof. Dr. Benedito Prezia, o palestrante do Seminário Inter Eixos 1 e 3, que ocorrerá dia 20 de outubro (Auditórios C e D, Bloco 5 O - Campus Santa Mônica - UFU)

À esquerda, imagens dos Livros do Professor e à direita uma foto de Prezia.
Com formação em filosofia, trabalhou no Conselho Indigenista Missionário-Cimi, em Brasília, de 1983 a 1991, como secretário adjunto e encarregado do setor de publicações, tendo sido editor do Suplemento Cultural do jornal indigenista Porantim por cinco anos. 

É autor da dissertação de mestrado, pela USP, Os indígenas do planalto paulista nas crônicas quinhentistas e seiscentistas, publicado pela Editora Humanitas/USP (2ª. ed. 2010). Em 2008, doutorou-se em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com a tese Os Tupi de Piratininga. Acolhida, resistência e colaboração.

Foi professor de Religiões Indígenas nas Faculdades Integradas Claretianas, em São Paulo, em 2004 e 2005, sendo atualmente professor visitante, lecionando a mesma disciplina no curso de Extensão e Especialização em Ensino Religioso Escolar.

A partir de 2001 passou a fazer parte da coordenação do Programa Pindorama, da PUC-SP, que oferece bolsas para indígenas de São Paulo.

Entre suas produções bibliográficas de maior projeção estão vários livros paradidáticos, como Brasil Indígena (FTD, Livro do Professor, 2012), Terra à vista, descobrimento ou invasão (Moderna, 3ª. ed., 2012), Virando gente grande. Ritos de passagem (Moderna, 2011). É, ainda, coautor dos paradidáticos Esta terra tinha dono (6a. ed., FTD, 2000), Brasil Indígena, 500 anos de resistência (FTD, 2000), Povos Indígenas, terra é vida (6a. ed., Atual, 2006) e A criação do mundo e outras belas histórias indígenas (Formato/Saraiva, 2011). Escreveu diversos artigos para revistas acadêmicas nacionais e estrangeiras, sempre enfocando a diversidade dos povos indígenas do Brasil. 

Nenhum comentário: