Estratégia metodológica e formação de leitores
No próximo sábado, dia 20/04, teremos mais uma atividade presencial do Eixo 1 - Linguagens e Culturas.
Mariana Batista |
Seguindo com o nosso tema norteador, "Imaginação, criatividade e fantasia no processo ensino/aprendizagem", trazemos neste encontro o enfoque : "Contação de Histórias: estratégia metodológica para formação de leitores" que será desenvolvido pelas professoras: Profª. Esp. Kátia Cristina Souza (PMU) - link Lattes e Profª. Ma. Mariana Batista Nascimento (UFU) - link Lattes .
Mariana Batista é Doutoranda em Educação, no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia; Mestre em Letras, especialista em Análise do Discurso e graduada em Letras- licenciatura português/inglês também pela Universidade Federal de Uberlândia. A professora Kátia Cristina possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia, especialização em Estudos sobre Texto/Discurso, Gramática e Léxico pela Universidade Federal de Uberlândia, com a pesquisa "Os Caminhos da Literatura Comparada".
Kátia Cristina |
A atividade terá lugar no Bloco "O", auditórios A e B, no Campus Santa Mônica, na UFU, das 8 às 12 horas.
Contamos com a presença de todos.
EMENTA: O papel da literatura em sala de aula é permitir, possibilitar ao aluno assumir uma posição crítica frente à realidade que o cerca, por meio do convívio com os livros e autores e os diversos discursos que ali estão envolvidos, aguçando a criatividade. Para que essa interação aluno/literatura se dê de forma prazerosa é vital a prática por meio da sensibilização, do gosto, da fantasia do espírito crítico. Assim, o aluno desenvolve o senso crítico melhorando a leitura compreensiva e a escrita. Cumpre-se, então, o papel da escola: formar um sujeito leitor que faz suas reflexões em sala de aula, a partir do texto, e interage no mundo, agindo de forma consciente nas escolhas para a sua história e na história dos que com ele convivem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário