Tema

Imaginação, criatividade e fantasia no processo ensino/aprendizagem

quarta-feira, 11 de junho de 2008

QUESTÕES PARA ANÁLISE DOS DIÁRIOS DE LEITURA

DIÁRIOS DE LEITURA:REDIGIDOS PELOS PROFESSORES-ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Baseadas na obra de:

Machado, A. R. et al. Trabalhos de pesquisa: diários de
leitura para a revisão bibliográfica
. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.


Objetivo dos diários de leitura: Estabelecer um diálogo com o autor e uma reflexão crítica e autônoma sobre o que está sendo lido.


Lembretes:


  1. Não devemos assumir o papel de avaliadores ou de censores do que os professores escreveram;

  2. Não devemos ler os diários para outras pessoas sem o consentimento do autor;

  3. Não devemos avaliar os diários com notas ou conceitos;

A análise deve ter objetivo formativo e nos apoiar na orientação do professor sobre como ele pode melhorar seus diários.

1. O autor do diário levanta alguma hipótese sobre o conteúdo/idéias do texto?
2. Expressa/registra algum tipo de reação/emoção frente ao conteúdo/às idéias do texto? Que reações?
3. Aponta/indica: O que é significativo para ele? / Algum tipo de dificuldade? Dúvidas?
4. Relaciona idéias/aspectos do texto com suas experiências pessoais?
5. Faz/estabelece relações entre o texto lido e outros textos?
6. Faz reflexões?
7. Manifesta compreensão? Incompreensão?
8. Sintetiza? Faz paráfrases? Perguntas?
9. Concorda? Discorda? Questiona? Posiciona-se diante do que lê?
10. Argumenta contra ou a favor de alguma questão?
11. Avalia? Critica?

Carmen Khnychala

Nenhum comentário: