Tema

Imaginação, criatividade e fantasia no processo ensino/aprendizagem

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atividade não presencial do dia 28/09/13


Informamos que a atividade não presencial desta semana será participar de um hangout entre os membros da coordenação colegiada dos Eixos 1 e 4. Este hangout será realizado no dia 1º de outubro, às 20h. Para acessar o hangout, clique aqui ACESSE O DEBATE AO VIVO AQUI 

Caso você não possa participar ao vivo, deverá entrar no canal do Youtube (Eixos 1 e 4), assistir à discussão e postar um comentário. 

Ao postar o comentário, não deixe de se identificar. No entanto, se você não tiver uma conta no Gmail, selecione a opção "Anônimo". (Assim, não precisará inserir nenhuma senha). Depois, clique em "Publicar".

Para quem não pôde acompanhar:


8 comentários:

Mara disse...

Adorei a proposta dessa atividade!

Francisca de Sousa Valentini- Eixo 1 disse...

O meu nome é Francisca de Sousa Valentini, sou cursista do Eixo Um. Quero em primeiro lugar, parabenizar o Cleber, André Luiz e Rosa Maria, pela brilhante iniciativa neste hangout de focalizar um assunto muito polêmico e importante que é o Poder de Socialização das Redes Sociais. As colocações feitas pelo grupo foram objetivas,claras,bem pertinentes,esclarecedoras e chamam a nossa atenção para os desafios da ferramenta a ser utilizada. Temos que considerar o fato de que na maioria das vezes a família proibe mas não consegue esclarecer,cabendo então ao educador orientar os alunos para que saibam distinguir o real do imaginário,planejar o seu tempo separando trabalho de diversão, respeitar a privacidade alheia,se expor quando vale a pena,ser responsável com suas postagens assumindo responsabilidade pelo que escreve aumentando assim sua capacidade ao expor opiniões para aumentar sua vivência na sociedade. Ficou claro também pelos expositores que o professor não tem como acompanhar na totalidade esta atividades, então se seu objetivo é ajudar os alunos deve ter consciência que sua força está no planejar bem suas atividades para orientar os alunos na utilização desta ferramenta, como ser social e responsável (¨Nunca sabemos a força que temos, até que nossa única alternativa é a de sermos fortes.)

Francisca de Sousa Valentini- Eixo 1 disse...

O meu nome é Francisca de Sousa Valentini, sou cursista do Eixo Um. Quero em primeiro lugar, parabenizar o Cleber, André Luiz e Rosa Maria, pela brilhante iniciativa neste hangout de focalizar um assunto muito polêmico e importante que é o Poder de Socialização das Redes Sociais. As colocações feitas pelo grupo foram objetivas,claras,bem pertinentes,esclarecedoras e chamam a nossa atenção para os desafios da ferramenta a ser utilizada. Temos que considerar o fato de que na maioria das vezes a família proibe mas não consegue esclarecer,cabendo então ao educador orientar os alunos para que saibam distinguir o real do imaginário,planejar o seu tempo separando trabalho de diversão, respeitar a privacidade alheia,se expor quando vale a pena,ser responsável com suas postagens assumindo responsabilidade pelo que escreve aumentando assim sua capacidade ao expor opiniões para aumentar sua vivência na sociedade. Ficou claro também pelos expositores que o professor não tem como acompanhar na totalidade estas atividades, então se seu objetivo é ajudar os alunos deve ter consciência que sua força está no planejar bem suas atividades para orientar os alunos na utilização desta ferramenta, como ser social e responsável (¨Nunca sabemos a força que temos, até que nossa única alternativa é a de sermos fortes.)

Unknown disse...

Meu nome e Paola Rabelo Lopes, integrante do eixo 1. Acredito que a iniciativa de voces na elaboração deste hangout foi importante, pois podemos conhecer uma ferrementa para trabalhar com as Redes Sociais com os alunos. A discussão sobre a utilização das Redes Sociais durante o processo de aprendizagem e importante, pois a tecnologia esta presente na vida social de quase todos os alunos e os professores nao podem ignorar este fato. O professor precisa orientar os alunos que as redes sociais podem ser trabalhadas durante as aulas como forma de aprender, mais que precisam de limites, para que saibam separar momento de responsabilidade com momentos apenas de diversão. Os professores sozinhos nao conseguem conscientizar os alunos e preciso a ajuda dos pais e responsáveis para que os ajudem a utilizar as redes sociais corretamente.

Anônimo disse...

Valéria Cacique.
Sou participante do eixo 4. Estudante, finalizando o Curso de Pedagogia. Assisti posteriormente a exibição da discussão via hangout sobre as redes sociais como ferramenta para aprendizagem. O desafio do novo tira-nos da zona de conforto, e a natureza do trabalho do professor é ser mediador de uma construção de saberes significativas, e a novidade bem mediada, potencializa a relação professor-aluno-conhecimento.

Anônimo disse...

O debate abre um importantíssimo tema, que já está há muito tempo fazendo parte do cotidiano escolar e há mais tempo no universo do aluno. Acrescenta sim e muito na tarefa do professor, mas precisa ser representativa na vida do aluno na busca de novos conhecimentos e não deixando para trás os saberes que a escola exige como conhecimento sistematizado.Meu nome é Helena e participo do eixo 1.

Anônimo disse...

Meu nome é Lília Simões , Eixo 4...
Adorei esse debate sobre o uso das tecnologias, vemos que a todo momento é necessária a utilização de forma correta dessas ferramentas, o que vemos é que apesar dos jovens deterem de uma melhor absorção da utilização dos mesmos, eles não fazem de forma correta ou produtiva... cada vez mais percebemos uma má utilização através de videos e posts com conteúdos que não somam a educação. Adorei esse debate utilizando o Hangouts, uma ferramenta que pode ser utilizada de forma produtiva na educação... aguardo outros debates.

Anônimo disse...

Graças a Deus que existem pessoas com iniciativas louváveis como os professores que fizeram o bate papo sobre redes sociais.O assunto é de tamanha grandeza e está em voga. Quem nao se atualiza fica fora do mundo tecnológico.Falar e usar das redes sociais é procurar se adaptar a linguagens de nossos alunos ou entao ficaremos bem distantes da realidade vividas por eles.Parabéns professores!!!!! Leila Nunes